Se há sobremesas fáceis, esta é uma delas. Inspirei-me na receita de Tarte de Grão do livro da Clara de Sousa, receita que eu já publiquei aqui no blog, mas em formato de queijadas (podem ver AQUI), mas desta vez fiz uma espécie de bolo. Juntei alguma farinha e, em vez de grão, usei feijão branco, pois era o que tinha em casa e queria fazer um bolo rápido, mas que fosse delicioso para levar para um encontro de amigos. Algo emocionalmente muito especial… estamos a tentar dar nova vida ao clube recreativo onde passámos décadas da nossa vida, nós, os amigos, onde nos conhecemos, onde fortalecemos relações, onde alguns começaram namoros, casamentos, vidas…

Além destas aventuras, os últimos dias têm sido de muito trabalho, o que tem sido bom e gratificante, mas tem-me sobrado pouco tempo para os cozinhados. O fim-de-semana é a altura em que tenho um pouco mais de tempo para me dedicar às paparocas e fazer uns mimos para os amigos. Esta tarte de feijão vai para uns amigos e, ainda hoje, vou fazer outra sobremesa que vai para outros, a casa de quem eu o o meu marido vamos jantar. Ter tempo para os amigos é bom e ter amigos é extraordinário. Muito importante, mesmo. E, para isso, nunca posso deixar que me falte tempo.

Ingredientes:

300 gr de açúcar mascavado
7 ovos inteiros
400 gr de feijão branco cozido (pesado depois de escorrido, usei um frasco de feijão já cozido)
80 gr de farinha tipo 55
Raspa da casca de 2 laranjas
 

Preparação:

Coloque no liquidificador ou processador de alimentos o feijão cozido, os ovos ligeiramente batidos, o açúcar e a raspa das laranjas ou mesmo as cascas (só o vidrado, a parte laranja), pois o processador vai desfazer tudo. Bata/triture até obter uma mistura homogénea. Depois junte a farinha e triture mais 30 a 60 segundos, só para misturar. Deite o preparado numa forma redonda untada e com o fundo forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.
Desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

Bom apetite e bom fim-de-semana!