O inverno pede sopas de todo o género, se for sopa de feijão, melhor ainda! A sopa é uma boa base de qualquer refeição porque contém muita água, vegetais e legumes. Como também lhe podemos juntar leguminosas, peixe ou carne, acaba por ser uma excelente fonte de proteína. A sopa é um desafio à imaginação quase tão grande como fazer um bolo… quase!! Um bolo é um bolo, é doce e desperta mais o palato, mas uma boa sopa também se come com muito prazer. Eu sou  gulosa, mesmo por sopa, se for boa, claro! O desafio à imaginação prende-se com o facto de, no fundo, uma sopa ser uma mistura de tantos ingredientes quantos e quais desejarmos (como os bolos… quase como os bolos!). Uma das minhas sopas preferidas é a de peixe, de qualquer peixe, aproveito as cabeças e espinhas, por exemplo, e faço uma sopa deliciosa, vejam aqui, por exemplo, o aproveitamento do tamboril: RECEITA AQUI.
Este fim-de-semana o que me apetecia mesmo era sopa de feijão. A minha mãe tinha-me dado feijão manteiga muito bom e, lembrando-me que o tinha guardado, fui fazer a sopa. Forte, quente, reconfortante… quase uma feijoada, mas sem carne 😉 impecável para o frio!

Ingredientes:

1 chávena de chá cheia de feijão manteiga seco
Meio nabo
1 courgette não muito grande
500 gr de abóbora
1 alho francês
1 dente de alho
Meia couve coração
1 fio de azeite
sal qb
 

Preparação:

Na vêspera, ponha o feijão de molho durante 24 horas. No dia de fazer a sopa, coza o feijão em água só temperada com um dente de alho esmagado. Corte um terço da abóbora e um terço da couve em pedacinhos e juliana, respetivamente e deixe cozer ao vapor, num cesto, no mesmo tacho onde coze o feijão. Quando o feijão estiver macio, retire-o e reserve a água no tacho. Retire também à parte os pedacinhos de abóbora e couve coração. Junte todos os legumes no tacho, com a água de cozer o feijão, junte mais água até cobrir tudo, tempere com sal e leve a cozer até os legumes estarem macios. Quando tudo estiver cozido, triture, junte um pequeno fio de azeite e os feijões e a couve que reservou previamente cozidos. Sirva bem quente.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!