rolo de carne
  • Facebook

 

rolo de carne
  • Facebook

Este rolo de carne tem dois tipos de carne e muita variedade de legumes. Eu acredito (e não me canso de dizer isto) que a variedade de alimentos é fundamental para se comer bem. É fundamental para as crianças se habituarem a gostar de tudo e também para os adultos não enjoaram o que comem. Apesar de não ter filhos, tenho esta preocupação com a nossa alimentação cá em casa. Oiço muitos amigos queixarem-se de que os filhos não gostam de determinados alimentos ou os enjoam ao fim de uns tempos. Mas vejo que muitas pessoas confecionam os ingredientes sempre da mesma forma e diversificam pouco a palete de ingredientes e isso não ajuda a ter uma alimentação diversificada. Tentem variar, puxar pela imaginação e combinar os mesmos ingredientes de maneiras diferentes e em preparações e modos de confecionar diferentes. Às vezes basta mudar os acompanhamentos ou os temperos, usem ervas aromáticas, alhos e algumas especiarias (em quantidades moderadas não fazem mal aos mais pequenos e ajudam a que eles se habituem a todos os sabores).
Este rolo de carne pode ser feito e cozinhado de imediato ou congelado para mais tarde. Podem fazer um rolo bem grande que dê para dois dias… às vezes fazer para sobrar dá muito jeito 😉 O meu objetivo no início desta semana e de mais um ano letivo é, precisamente, trazer-vos ideias de refeições práticas, saborosas e diversificadas. Espero que gostem deste rolo de carne e que usem e abusem destes e outros legumes para o acompanhar!

Ingredientes:

500 gr de carne de vaca
500 gr de carne de peru
Sal e pimenta qb
1 dl de azeite
2 cenouras cortadas em palitos finos
5 dentes de alho
1 colher de sobremesa de oregãos ou outra erva a gosto (ervas de provence ou tomilho)
1 ovo
3oo gr de chalotas (pequenas cebolas doces)
800 gr de feijão verde

Preparação:

Tenha ambas as carnes picadas finamente (picadas duas vezes para que fiquem mais macias). Coloque-as numa taça grande, junte sal e pimenta qb, oregãos secos ou outra erva a gosto e um ovo para ligar. Misture tudo com as mãos até ter as duas carnes bem envolvidas. Estenda papel vegetal na bancada da cozinha e disponha a mistura de carne, formando uma placa com uma espessura (altura) com 2 a 3 cm. No meio coloque palitos de cenoura crua (as duas cenouras cortadas em palitos finos). Com a ajuda do papel vegetal, enrole a carne com as cenouras lá dentro, de forma a obter um rolo. Eu gosto de envolver em película e reservar 30 minutos, pelo menos, no frigorífico para o rolo ficar mais firme. Também podem congelar para o confecionar mais tarde. Depois de aguardar no frio, retirem a película plástica e coloquem o rolo de carne num tabuleiro de forno. Cortem os alhos em pequenos pedaços e distribuam por cima de todo o rolo, pressionando ligeiramente a carne. Reguem com um generoso fio de azeite. Juntem as chalotas descascadas. Juntem mais azeite e levem ao forno a 220º durante 45 minutos.
À parte cozam feijão verde, escorram e temperem com azeite e um alho esmagado. Servi este rolo de carne com o feijão verde, as chalotas e ainda uma salada verde. Dica: cozam o feijão verde com o tacho destapado para ficar mais verdinho.

Outras sugestões: no tabuleiro, juntamente com a carne, ponham alho francês ou courgette, simplesmente cortados ao meio e temperados com umas pedras de sal. Tomates cereja no forno também ficam muito bons.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!