Comecei esta semana a fazer pão! Vi a Mariana Teixeira, do blog Receitas para a Felicidade partilhar esta receita e fiquei logo de olho nela porque adoro farinha de espelta.
Agora que experimentei este pão de espelta, posso dizer: está super aprovado! Simples, não tem que esperar muito, ingredientes básicos e fica fofo e delicioso. Obrigada Mariana, por esta receita tão boa! Experimentem também aí em casa, pois é um pão que não dá trabalho nenhum, tenho a certeza que vão ficar fãs 🙂
Ingredientes
– 310 ml de água morna
– 1 colher de sobremesa de mel
– 1 colher de chá de fermento seco
– 480 g de farinha de espelta (usei 500 gr)
– 2 colhetes de chá de sal fino
– 65 ml de azeite extra-virgem
– Coloque num pirex a água morna, o mel e o fermento. Mexa e deixe repousar 5 a 10 minutos.
Preparação
– Coloque na batedeira a farinha de espelta com o sal e, usando o gancho para massas e a uma velocidade baixa, bata enquanto vai juntando a pouco e pouco, a mistura de água e fermento, bem como o azeite. Amasse cerca de 10 minutos ou até sentir a massa lisa e elástica.
– Transfira a massa para um pirex largo, untado com azeite e cubra com um pano de cozinha. Reserve em lugar quente por uma hora e meia a duas horas ou até que tenha dobrado de volume.
– Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque dentro uma panela de ferro.
– Assim que estiver bem quente, polvilhe-a levemente com farinha. Retire a massa do pirex e molde-a numa bola. Coloque-a cuidadosamente dentro do recipiente quente.
– Polvilhe a superfície com farinha e faça uns cortes com a ajuda de uma faca.
– Tape e leve ao forno por 30 minutos. Após esse tempo, retire a tampa e deixe cozer mais 20 minutos à mesma temperatura.