Gosto muito de massas e pastas. Gosto de fazer lasanha e outras pastas frescas, principalmente quando se trata de massas recheadas, como raviolis, pois assim posso fazer o recheio a meu gosto. Mas desta vez a lasanha foi preparada com massa fresca de compra, há placas de lasanha de muito boa qualidade, seja seca ou fresca, mas já preparada, o que faz poupar algum tempo quando este não abunda. Se for fresca, não necessita de pré-cozedura, podem usar tal como a compram, pois vai cozinhar no forno. Se for seca, necessita de uma pré-cozedura rápida (2 a 3 minutos). Este recheio é uma combinação de que gosto muito: peixe e marisco. Este prato faz sucesso cá em casa e todos adoram, o recheio é parecido com o dos rissóis de camarão, que também são um dos petiscos favoritos da família 😉
Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
4 postas grandes de pescada
500 gr de camarão
1 embalagem de placas de lasanha (o suficiente para forrar o tabuleiro e ir fazendo as camadas)
1 cebola grande
5 colheres de sopa de manteiga
5 colheres de sopa de farinha
3 dl de leite
Caldo da cozedura do camarão (cerca de 5 dl)
Sal e pimenta qb
Cebolinho fresco qb
Preparação:
Coza o peixe em água com pouco sal (se gostarem, podem juntar uma malagueta). Nos últimos 2 minutos juntamos os camarões. Depois retiramos tudo, tiramos as cabeças aos camarões e reservamos o resto. As cabeças voltam para a água e continuam a cozer durante 30 minutos para fazer um caldo. Pique cebolas e deixe-as cozinhar num tacho com 2 colheres de sopa de manteiga. Quando as cebolas começarem a ficar transparentes, vamos polvilhando com a farinha (2 a 3 colheres de sopa) e acrescentando caldo da cozedura do camarão. Vamos fazendo isto alternadamente (farinha e caldo) até termos um bechamel espesso. A este creme juntamos todo o peixe desfiado e os camarões descascados. Para finalizar, passe as cabeças dos camarões pelo pass-vite ou triture com a varinha mágica, coe o suco resultante e junte ao preparado (vai dar muito sabor.) Retifique temperos de sal e pimenta.
Com o restante caldo de camarão (ou com leite ou ambos – aproveite o caldo que sobre e junte leite) faça mais um pouco de molho branco à parte, usando a restante farinha e manteiga.
Por fim disponha as placas de massa num tabuleiro e vá alternando entre placas de massa e recheio. Termine com massa e cubra com o restante molho branco. Leve ao forno a gratinar a 220º. No fim polvilhe com cebolinho fresco picado. Sirva com uma salada verde.
Bom apetite!