Sobre as estrelas: se tens uma estrela no céu a brilhar por ti, deixa-a brilhar; se tens em ti um brilho de estrela, deixa-o sobressair; se vês luz nos outros, deixa igualmente reluzir essa luz e recebe-a com gratidão. O brilho de uma estrela, de um sorriso, de um gesto generoso, de uma pessoa boa… nunca é demais.
Ingredientes
5 ovos inteiros
200 gr de açúcar amarelo
4 colheres de sopa de óleo de girassol
4 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de canela em pó
300 gr de polpa de abóbora assada (usei hokkaido)
250 gr de farinha de espelta
75 gr de nozes
Para a cobertura: 100 gr de chocolate para culinária + 1 colher de sopa de manteiga
Bagos de romã e hastes de alecrim para decorar
Preparação
Bater os ovos com o açúcar até ficar fofo (8 a 10 minutos na batedeira com a vara de arames). Juntar 4 colheres de sopa de óleo girassol, 4 colheres sopa de mel e a canela. Voltar a bater. Juntar 300 gr de polpa de abóbora previamente assada. Envolver e juntar a farinha e as nozes grosseiramente picadas. Envolver, misturando bem, mas sem bater demais.
Untar uma forma (em forma de estrela ou redonda, também já fiz este bolo em forma retangular tipo Bolo Inglês e ficou ótimo). Verter a massa na forma e levar a cozer no forno a 190º durante cerca de 40 minutos (fazer teste do palito para verificar quando o bolo está cozido, mas não em demasia, não o deixe secar).
Depois de desenformado e arrefecido, cobrir com o chocolate derretido em banho maria com a manteiga. Decorar com a romã e hastes de alecrim.
Bom apetite e Boas Festas!