• Facebook
Começa hoje o mês do Natal e eu continuo com as minhas pequenas bricolages e ideias para prendas, com a decoração de latas, caixas e outras embalagens e, claro, com a confeção de coisas boas para pôr lá dentro. Presentear família e amigos com iguarias feitas por nós é uma forma muito especial de mimar aqueles de quem gostamos, faço isso há vários anos. Compotas, bolachas e chocolates, patés e chutneys, são alguns dos miminhos que costumo preparar. As compotas e doces são o que pode ser confecionado com mais antecedência, por isso já iniciei essa tarefa. Todos os anos gosto de fazer uma compota diferente e este ano a escolha recaiu sobre este doce de romã, cuja receita vi na Dica do LIDL. Como gosto muito de romã e a minha prima me ofereceu algumas biológicas, deitei logo mãos à obra, sendo que também serviu como sugestão para mais este desafio do grupo “Dia Um… Na Cozinha”. O doce ficou uma maravilha, além de lindíssimo com a côr da romã e os bagos espalhados por todo o frasco, fica uma prenda muito bonita. Espero que gostem e possam fazer para os vossos amigos.
Ingredientes:
1 kg de bagas de romã (cerca de 1,4 kg antes de as descascar)
750 gr de açúcar
Sumo de 1 limão
Preparação:
Descasque romãs até obter 1 Kg de bagos. Junte 750 gr de açúcar e sumo de um limão e deixe a macerar, já dentro do tacho, durante uma hora. No fim desse tempo leve ao lume para fazer a compota e deixe cozinhar durante mais uma hora.
Depois de pronto, coloque o doce em frascos esterilizados, feche-os, vire-os de cabeça para baixo e deixe assim de um dia para o outro para criar vácuo.