Esta é mais uma receita fantástica do Chef Tiger. Simples e deliciosa, daquelas que saem bem à primeira e resultam nuns docinhos que são difíceis de parar de comer. Não são queques nem queijadas, o Chef Tiger chama-lhes pasteis, mas eu chamei-lhes “fofos” porque ficaram muito fofinhos, mas suculentos e com alguma humidade ao mesmo tempo. Para quem gosta de castanha, é altamente aconselhável 🙂

Ingredientes:
500 gr de castanhas
250 gr de açúcar
4 ovos XL
Meio cálice de vinho do Porto (usei Madeira)
1 pau de canela
1 colher de chá de erva doce
Preparação:
Dê um corte lateral às castanhas e coza-as até fi carem macias (cerca de 20 minutos) com o pau de canela e a erva doce. Prepare pequenas formas, untando-as com azeite e polvilhando-as com farinha.
Descasque as castanhas. Reduza-as a puré. Bata as gemas com o açúcar. Adicione o vinho do Porto e continue a bater. Junte o puré de castanhas e envolva. Bata as claras em castelo e incorpore no creme de castanhas. Encha as formas e leve ao forno pré aquecido (160º) cerca de 15 minutos – isto era o que dizia a receita, mas no fim deste tempo estava tudo líquido. Cozi os fofos a 180º durante cerca de 25 minutos.