Nunca comi um Bolo Inglês tão bom como o da minha avó paterna. Ela fazia vários bolos e outros doces muito bem, nomeadamente nas épocas festivas, em que trazia para casa dos meus pais várias iguarias que confecionava a partir de receitas antigas e muito experimentadas, que já tinha na cabeça, mas que continuavam anotadas em papeluchos. Esta não é a receita do bolo da minha avó, pois tenho tentado recuperá-la e ainda não consegui encontrá-la no meio de alguns papeluchos, uns dela, outros da mãe do meu marido. Pessoas queridas que já não estão connosco, memórias e sabores que ficaram…
Esta é uma receita do mesmo género, de um bolo natalício, de frutos secos e consistência perfeita para acompanhar café ou chá. Gosto muito destes bolos nesta altura do ano. Este ficou muito suculento e o sabor a vinho do Porto na massa amanteigada fez-me lembrar, de alguma forma, a minha avó e seu Bolo Inglês. Não é a mesma coisa, mas fez as delícias de um lanchinho entre amigos.

Ingredientes:
200 gr de açúcar
150 gr de manteiga sem sal
250 gr de farinha de trigo com fermento
4 ovos inteiros tamanho L
0,5 dl de leite morno
0,3 dl de vinho do Porto
250 gr de frutos secos (usei nozes, amêndoas e arandos desidratados, que podem ser substituídos por passas)

Preparação: 
Bata muito bem o açúcar com a manteiga. Junte os ovos inteiros um a um, continuando a bater. Junte o leite morno e o vinho do Porto. Retire da batedeira e junte a farinha, envolvendo e misturando bem. Por fim junte os frutos secos, envolva e deite o preparado numa forma.
Coza a massa em forno pré-aquecido a 180ºC durante uma hora. Desenforme quando estiver morno.


Bom apetite e Boas Festas!