courgette recheada com bacalhau
  • Facebook

courgette recheada
  • Facebook

Por alturas do Natal gosto sempre de experimentar alguns pratos novos com bacalhau. Este ano não estou especialmente inspirada, o Natal é muito mais triste sem a minha querida Avó comigo. Ainda assim, tento entrar minimamente no espírito e criar alguns pratos novos. O ano passado, no dia 24 de dezembro, foi a minha Avó que me ajudou a fritar os sonhos de abóbora e ensinou-me detalhes e preceitos valiosos para o sucesso dos sonhos. Ensinou-me coisas bonitas até ao fim. Sei que ela gostaria deste prato. Espero que vocês também gostem e vos sirva de inspiração para partilhar algo bom com quem amam.

Ingredientes para 4 pessoas

4 courgettes redondas
2 postas grandes de bacalhau
400 gr de camarão
Azeite qb
Sal e pimenta qb
1 cebola
3 dentes de alho
2 fatias de pão rústico ou uma bola grande de pão de mistura (de preferência de véspera)
Queijo da Ilha ralado (4 colheres de sopa)

Preparação

Comece por descascar os camarões e separar as cabeças. Ponha as cabeças a cozer durante 15 minutos e reserve os camarões crus.

Corte uma “tampa” nas courgettes. Com uma colher, retire a polpa das courgettes, deixando apenas umas “paredes” de forma a que as courgettes formem uma espécie de taças. Não deixe paredes muito espessas porque seria courgette a mais, mas também não devem ser muito finas para não se desfazerem. Coloque as courgettes de boca para baixo num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 200º até estarem macias, mas sem se desfazerem (20 a 25 minutos).

Numa frigideira deite o azeite. Com a faca, pique a polpa da courgette grosseiramente. Pique também a cebola e os alhos e deite tudo na frigideira já com o azeite. Deixe refogar uns 2 a 3 minutos. Junte o bacalhau lascado, sem peles nem espinhas e deixe cozinhar mais 5 minutos. Junte o pão desfeito e junte um pouco de caldo de cozer o camarão para o pão amolecer. Vá misturando tudo bem e juntando colheres de caldo para ligar e conseguir uma mistura macia e cremosa. Numa frigideira à prate, salteie os camarões com azeite durante 2 minutos. Tempere-os com sal e pimenta e junte-os ao preparado anterior.

Entretanto, retire as courgettes do forno e recheie caada uma com o preparado. Cubra com um pouco de queijo ralado e leve ao forno apenas com a resistência de cima ligada para gratinar.

Sirva com uma salada verde e batatas coradas.

Bom apetite!