Este foi o bolo que fiz para o aniversário do meu pai. Ele gosta de chocolate e gosta muito de café e bolos deste género, que misturem estes sabores fortes. O bolo resultou e foi apreciado por todos. A receita foi adaptada do livro “Paixão pelo Café” e a cobertura pode ser esta ou outra, conforme o vosso gosto.
E parabéns ao meu pai 🙂


Ingredientes:
180 gr de manteiga sem sal
250 gr de açúcar
300 gr de farinha
3 ovos
1 colher de café de essência de baunilha
4 colheres de sopa de café solúvel
2 colheres de café de fermento em pó
Meia colher de café de bicarbonato de sódio
180 ml de leite
50 ml de licor de café
1 pitada de sal
 

Preparação:
Bata na batedeira a manteiga e açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte os ovos um a um até estarem bem incorporados. Junte a baunilha. Numa tigela junte os ingredientes secos, incluindo o café solúvel e o sal. Junte metade da mistura (peneirada) ao preparado anterior e bata durante 30 segundos. Adicione o leite morno. Adicione os restantes ingredientes secos, por fim o licor de café e bata mais 30 segundos.
Deite a massa numa forma untada e leve a forno pré aquecido a 180º durante 45 a 50 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer 10 minutos e desenforme. Coloque o bolo numa grelha, deixe arrefecer completamente e verta por cima a cobertura de chocolate.
Para a ganache de chocolate/cobertura:
150 g de natas
150 g de chocolate negro, finamente picado
Coloque o chocolate picado numa tigela. Ferva as natas e
junte-as ao chocolate. Misture. Quando estiver tudo bem incorporado num preparado liso e homogéneo deite o preparado por cima do bolo. Deixe arrefecer a cobertura e sirva. Este bolo também fica bom com creme de manteiga aromatizado com café.