Fiz esta compota de laranja a pensar nos meus pais porque eles gostam muito deste tipo de sabores e a minha mãe já tinha pedido para eu experimentar. Ficou boa, com um toque ácido (juntei as cascas, mas é opcional), mas deliciosa e um pouco diferente. Para não ficar ácida demais, juntei o mel e acabou por ficar mesmo muito boa, acho que é um sabor que liga bem com canela e chocolate.
Alguns frasquinhos deste doce vão fazer parte dos cabazes de Natal deste ano, bem como outras coisas boas. Deixo-vos mais algumas sugestões que podem encontrar aqui no blog e desejo a todos um Natal muito feliz. Passem a quadra junto de quem realmente gostam, com harmonia e amizade. Lembrem-se daquela pessoa que já não veeem há algum tempo, façam-lhe um telefonema, deem um miminho extra ao vosso animal de estimação, deem um sorriso especial a todos os que se cruzam convosco e tratem-se bem a vós próprios. Encontrar dentro de nós aquilo que é mais belo, que nos fez sentir melhor durante o ano, que nos faz mais felizes, isso é fazer Natal, é fazer nascer alegria. Beijinhos desta Susana cozinheira e gulosa, que gosta de vos ter desse lado para partilhar uma das coisas que mais alegria me dá: cozinhar.
 

Ingredientes:

1 kg de laranjas de boa qualidade
0,5 kg de açúcar amarelo
5 dl de água
1 pau de canela
1 estrela de anis
200 gr de mel
 

Preparação:

Descasque as laranjas, reservando a parte laranja da casca de metade delas. Corte essa casca em tiras muito finas e ferva-as em água a cobrir durante 10 minutos. Coloque as laranjas cortadas em gomos (sem a película branca) numa taça e reserve.
Num tacho deite o açúcar e a água e leve ao lume até obter ponto-pérola. Nesse momento junte o pau de canela e a estrela de anis, bem como toda a laranja cortada em pedaços e as cascas em tirinhas já fervidas (se não gostar de sentir as cascas, não as junte). Deixe ferver até obter um ponto de compota (20 a 30 minutos).
Retire o tacho do lume, retire o pau de canela e a estrela de anis. Junte o mel, misture bem e distribua a compota por frascos esterilizados. Coloque-os de cabeça para baixo para ganhar vácuo e deixe-os assim de um dia para o outro.
 
Boas festas!!
 
Outras sugestões de prendas para cabazes de Natal: