Eu calculo que neste momento existam pessoas a lamber os lábios e outras a fazer ar de nojo a olhar para a minha receita! De caracóis… ou se gosta, ou não se gosta. Aliás, normalmente, ou se adora ou se detesta. E eu adoro! E andava há imenso tempo para fazer esta receita e foi desta! Cozinhei os caracóis conforme receita que podem ver AQUI, depois retirei-os todos da casca e fiz a feijoada. Ficou deliciosa! Exagerei um pouco no picante, facto que tenho que corrijir das próximas vezes, mas ficou aprovada por mim e pelo meu marido. Comemos tudo os dois e lambemos mesmo os lábios 🙂
A minha amiga Rosa, que tem quase 60 anos, quando me viu fazer isto ficou espantada com a minha ideia e contou que era uma comida a que as pessoas antigamente recorriam, aqui na zona do Ribatejo, quando a fome apertava e era preciso cozinhar algo que fosse barato e rendesse para todos… Eu nunca ouvido história, mas a Rosa contou-me que a escassez de dinheiro para comprar peixe ou carne e a abundância de caracol, levavam a mãe dela a fazer este prato muitas vezes: caracóis guisados com feijão ou até com batata. Sem outra proteínca, o caracol era a opção, pois bastava apanhá-los pelos campos. Os tempos são, felizmente, muito diferentes. Eu também já apanhei catracóis por diversão, mas atualmente compro-os sempre no supermercado ou nos vendedores que costumam estar à beira da estrada. Há muito tempo que não apanho caracóis… e agora deu-me essa saudade…
Ingredientes para 4 pessoas:
1,5 kg de caracoleta riscadinha (usei desta e não da maior, que costumo usar para assar) + ingredientes para guisar previamente os caracóis
2 frascos de feijão branco
1 chouriço de carne de boa qualidade
3 tomates maduros
1 cebola
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de azeite
1 raminho de coentros
1 colher de café de oregãos
Sal, pimenta e picante qb
Preparação:
Lave muito bem os caracóis em várias águas e depois cozinhe-os conforme ESTA RECEITA. Depois de cozidos, retire-os das cascas e reserve.
Pique a cebola grosseiramente, bem como os alhos e refogue tudo no azeite. Junte também a folha de louro e o chouriço em rodelas e deixe refogar, de forma a cozinhar até a cebola amolecer, mas sem ganhar muita cor. O chouriço vai largar um sabor incrível e apurar bastante o molho. Junte o tomate em pedaços pequenos e os oregãos. Tempere com sal, pimenta e picante a gosto. Deixe cozinhar cerca de 10 a 12 minutos e depois junte o feijão previamente cozido. Deixe apurar mais 5 minutos e por fim junte os caracóis que foram retirados das cascas. Misture tudo, deixe apurar 2 minutos e retifique temperos. Antes de servir, polvilhe com coentros picados. Pode servir com um pouco de arroz, como acontece com as outras feijoadas.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável! E gozem o verão 😉