ovos escalfados
  • Facebook

Em vez das habituais ervilhas com ovos, às vezes faço feijão com ovos escalfados e acho que ainda gosto mais! Fica suculento, com um molho muito espesso e apetitoso. Foi o caso desta vez, em que cozi em casa um feijão muito bom que a minha mãe me deu. Demolhei-o cerca de 20 horas, cozi só em água com uma cebola picada com cravinho e um dente de alho esmagado e depois do feijão estar cozido, dividi-o por doses em saquinhos e congelei para o ter pronto a consumir sempre que queira. E daqui saiu este prato de ovos com feijão, simples e delicioso.

Ingredientes para 4 pessoas:

8 ovos
600 gr de feijão manteiga previamente cozido (cozi o feijão em casa)
200 gr de naco de presunto
1 cebola
4 colheres de sopa de polpa de tomate (usei biológica)
2 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
Um generoso fio de azeite (1 dl no máximo)
Sal e pimenta qb
Coentros os salsa picada para guarnecer
Polenta ou arroz branco para acompanhar e salada verde

Preparação:

Num tacho começo por deitar um fio de azeite e o presunto cortado em cubinhos. Deixo o presunto fritar um pouco e largar o sabor e depois junto mais um fiode azeite, a cebola, o alho e o louro. Deixo refogar. Ao fim de 2 a 3 minutos, juntar a polpa de tomate. Deixar cozinhar mais uns 2 minutos em lume brando e juntar o feijão, sal e um pouquinho de água (1 dl no máximo). Tapar o tacho e deixar apurar uns 5 a 8 minutos, mexendo de vez em quando e verificando se necessita de mais um pouco de água. Retificar o sal. Nos últimos 4 minutos, junte os ovos em cima do feijão, tempere-os com sal e pimenta e deixe-os cozinhar até estarem no ponto pretendido (mais ou menos escalfados). Por fim, polvilhe todo o prato com salsa ou coentros picados.

Eu servi com um pouco de polenta, receita que vou partilahr em breve convosco. Podem servir com arroz solto e uma salada.

Bom apetite!