Apanhei maçãs biológicas das árvores dos meus pais. No terreno há uma macieira que dá maçãs camoesas, uma qualidade de casca verde e sabor nem muito ácido nem muito doce. São bastante boas assadas e até dispensam açúcar. Também já fiz doce delas e ficou bom. Este ano tenho feito vários pratos, tanto doces como salgados, em que utilizo as maçãs. Este crumble ficou delicioso e muito amanteigado. É uma sobremesa relativamente saudável, pois usei cereais integrais e não leva muita quantidade de açúcar. Se gostarem, sirvam o crumble acompanhado de uma bola de gelado de nata.
Ingredientes:
4 a 5 maçãs
80 gr de manteiga sem sal
100 gr de farinha de trigo integral
50 gr de flocos de aveia integral
40 gr de flocos de centeio
50 gr de açúcar amarelo + 1 colher de sopa de açúcar mascavado granulado
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de gengibre em pó
Raspa e sumo de um limão
2 colheres de sopa de amêndoas laminadas
Preparação:
Descasque as maçãs e corte-as em pequenos cubos. Coloque numa taça e regue com sumo de limão, envolva e reserve.
Numa tigela misture a farinha com os flocos de aveia e de centeio, o bicarbonato, a canela, o bicarbonato, a raspa da casca de limão e a manteiga. Amasse tudo com as mãos.
Unte uma tarteira redonda com manteiga. Disponha os cubos de maçãs por toda a tarteira e polvilhe com o açúcar granulado. Depois cubra com a mistura anteriormente preparada. Calque ligeiramente. Polvilhe com as amêndoas laminadas.
Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 30 a 40 minutos, até a massa e as amêndoas estarem douradas. Sirva morno ou frio com uma bola de gelado. Pode polvilhar com mais um pouco de canela antes de servir.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!