Carne de coelho é aquela coisa que uns adoram, outros detestam… Cá em casa, eu gosto, o meu marido não, por isso não faço assim tantas vezes. Gosto de confecionar coelho quando tenho mais apreciadores que partilhem comigo. Mas desta vez apetecia-me tanto, que fiz o coelhos no forno mesmo só para mim. Para ele, fiz entrecosto 🙂
A carne de coelho tem dois truques para ficar boa: um bom tempero, que lhe dê bastante sabor, e o ponto de cozedura. Tem que ficar cozinhado, mas sem exageros para não secar. Experimentem assim no forno, pois fica muito saboroso e é muito prático de fazer.
Ingredientes
1 coelho partido em 4 pedaços
1 alho francês
1 cebola
1 laranja (sumo e raspa da casca)
2 hastes de tomilho
5 dentes de alho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de pimentão doce
Sal qb
1 colher de sobremesa de pimentas em grão
1 dl de azeite
1 dl de vinho (usei tinto, podem usar branco)
Preparação
Umas horas antes de confecionar o coelho, ou mesmo de véspera, temperem o coelho.
Uma dica: eu nunca ponho sal nas vinhas de alhos, deixo o sal para pôr imediatamente antes de confecionar o alimento por dois motivos: para não correr o risco de salgar demais e para que a carne ou peixe não fiquem a “cozer” no sal.
Podem temperar os pedaços de carne juntando todos os ingredientes e envolvendo o coelho ou podem fazer uma pasta no almofariz e barrar a carne com ela. Nesse caso, juntem os alhos esmagados, as pimentas, o azeite, o pimentão doce, a raspa de laranja e o sumo, as folhinhas de alecrim e o louro em pedacinhos. Façam uma pasta e barrem o coelho com ela, depois coloquem os pedaços de carne num tabuleiro com o vinho e mais um fio de azeite, tapem com película e deixem a carne tomar o sabor dos temperos.
No momento de levar o coelho ao forno, deitem um generoso fio de azeite num tabuleiro e cubram o fundo com o alho francês e a cebola em rodelas grossas.
Antes de levar o coelho ao forno temperem com sal e caramelizem os pedaços de carne numa frigideira com um fio de azeite ou um pouco de banha. Quando os pedaços estiverem dourados, disponham-os no tabuleiro, juntem toda a marinada e levem ao forno a 210º durante 40 minutos. Nos últimos 20 minutos, juntei castanhas congeladas, que também assaram com a carne.
Escaldei couves e salteei-as em azeite e cozi bulgur e foram estes os acompanhamentos deste prato.
Podem encontrar mais receitas com coelho AQUI.