frango de caril
  • Facebook

Quando ligo o forno (e ligo muitas vezes por semana) tento rentabilizá-lo ao máximo, aproveitando para fazer o cozinhado pretendido e ainda assar maçãs, batatas doces ou torrar frutos secos, por exemplo.
Desta vez, tinha maçãs para assar e tinha frango em pedaços, que resolvi assar para depois fazer um caril. Se não quiserem assar o frango, podem corá-lo no tacho antes de começar a preparar o resto da receita de caril.
Esta receita resulta num caril delicioso e muito fácil e rápido de preparar.

Ingredientes

1 frango cortado em pedaços
1 cebola grande
4 dentes de alho
0,5 dl de azeite
1 colher de sopa bem cheia de pó de caril de boa qualidade (costumo comprar biológico)
2 dl de leite de coco
Sal qb

Preparação

Barre todo o frango com azeite, sal e os alhos laminados. Coloque todos os pedaços num tabuleiro de forno de forma a que fiquem apertados, bem juntinhos para não secarem demasiado e para formar molho.
Leve ao forno a 220º durante 30 minutos. Faça isto em antecipação, pois vai precisar do suco do frango (também pode usar caldo de carne ou de frango).
Num tacho, deite um fio de azeite e a cebola picada. Comece a refogar. Junte o caril em pó. Entretanto, retire o frango do forno e aproveite todo o suco resultante da assadura. Reserve os pedaços de frango à parte.
Conforme a cebola for refogando e secando, vá juntando suco do frango. Tempere com sal e mexa, deixando apurar e reduzir. Depois de ter esgotado o suco do frango, vá juntando o leite de coco. Mexa e deixe apurar e engrossar o molho uns minutos. Retifique de sal.
Nestes últimos minutos, junte os pedaços de frango previamente assados e termine o cozinhado.
Sirva o frango com o molho de caril e arroz solto.
Bom apetite!

caril de frango rápido
  • Facebook