O desafio deste mês no grupo “Dia Um… Na Cozinha” é “A minha especiaria”. Ao entrarmos no mês do Natal, achei um tema bonito, que permitiu ir ao “baú” das memórias perceber qual a especiaria que nos diz mais, que marcou as nossas memórias gustativas ou os pratos preferidos quando éramos crianças. 

A especiaria que mais associo ao Natal é, inevitavelmente, a canela, até porque na minha família, além das fatias douradas, sonhos e coscorões, adoçados com açúcar e canela, na mesa das festas nunca falta o arroz doce muito cremoso, obviamente decorado e aromatizado com canela. Na cozinha das minhas avós, no mês do Natal, cheirava sempre a canela e era maravilhoso…
Além da canela, há outra especiaria que sempre foi utilizada nos cozinhados da família e que me habituei a apreciar desde pequena: a noz moscada. Aprendi a fazer puré de batata com uma pitada de noz moscada ralada na altura e a verdade é que, para mim, puré que não tenha este aroma, pode estar bom, mas não está perfeito. Também gosto de usar a noz moscada noutros cozinhados, como o molho bechamel ou o bacalhau com natas. Em doces também já tinha utilizado este aroma, nomeadamente em bolos que levam várias especiarias. Mas, desta vez, quis fazer sobressair a noz moscada e resolvi juntá-la à laranja e a um ligeiro toque de gengibre, que veio completar esta conjugação de sabores ácidos, doces e quentes.
A noz moscada tem um aroma a madeira maravilhoso e é mais uma das especiarias que os portugueses trouxeram do Oriente para a Europa e que ficou até hoje na nossa gastronomia. Nunca falta cá em casa, em noz, para ralar no momento, e já em pó, guardada num frasquinho. Com esta especiaria fiz um bolo aromático que ficou macio e algo húmido, ao mesmo tempo. Espero que gostem da sugestão e desejo a todos um feliz mês de dezembro.
 
Ingredientes:
250 gr de açúcar
5 ovos
2 laranjas
200 gr de farinha
1 colher de chá de noz moscada em pó
1 colher de café de gengibre em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Para a calda de laranja:
2 laranjas
130 gr de açúcar
50 gr de manteiga
1 colher de café de noz moscada ralada na altura
Preparação:
Bata o açúcar com as gemas, a raspa de duas laranjas e sumo de uma até obter uma mistura fofa. Misture a farinha com a noz moscada e gengibre em pó. Envolva estes ingredientes secos no preparado anterior sem bater muito. Bata as claras em castelo e junte-lhes o fermento. Envolva bem na massa.
Deite a massa numa forma retangular previamente untada. Leve ao forno pré aquecido a 180º durante 25 minutos. Depois de pronto, desenforme o bolo, corte-o em quadrados e deite por cima a calda de laranja ainda quente.
Para fazer a calda misture todos os ingredientes num tacho e leve a lume médio até o açúcar de desfazer, a manteiga derreter e toda a  misturar reduzir para cerca de metade, formando uma calda grossa.

Bom apetite! Boas Festas!