Lembro-me da minha mãe fazer bolo de iogurte quando era eu criança e essa é uma memória boa, pois ela não fazia sobremesas com muita regularidade. Quando o fazia, isso significava que tinha algum tempo e disponibilidade para isso. Ela faz mais bolinhos agora – normalmente para nos receber – do que na altura… O que mais fazia era bolo de iogurte, bolo mármore ou pão-de-ló. Também fazia mousse de chocolate e eu adorava os fins-de-semana em que ela fazia mousse. Este bolo de iogurte é ligeiramente diferente, é uma receita minha. Dela. De nós todos, a partir do momento em que a partilho convosco. Votos de um bom fim-de-semana!
Ingredientes
150 gr de iogurte natural (é uma medida um pouco maior do que os iogurtes comuns, usei iogurte bio do Aldi)
2 medidas do copo de iogurte cheias de açúcar (280 a 300 gr – esta quantidade deve incluir uma colher de sopa de açúcar baunilhado)
2 medidas iguais de farinha de trigo (250 a 300 gr)
Meia medida de óleo de girassol (cerca de 1,5 dl)
4 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
1 maçã riscadinha (usei royal gala)
Preparação
Coloque numa taça o açúcar, os ovos inteiros e o iogurte. Bata cerca de 10 minutos até obter uma mistura espumosa. Junte o óleo, misture. Junte a farinha e o fermento e envolva bem. Deite este preparado numa forma de buraco bem untada. Por cima, espalhe fatias fininhas de maçã com casca. Leve ao forno pré-aquecido a 190º e deixe cozer durante cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito e retire o bolo do forno assim que estiver cozido. Deixe arrefecer apenas ligeiramente e desenforme.
Bom apetite!