bife à portuguesa
  • Facebook

 

bifes
  • Facebook

Bife, o belo do Bife à Portuguesa, bem como o bitoque, são pratos tão simples… mas maravilhosos quando bem confecionados! O mais importante é usarmos ingredientes de qualidade, uma boa carne (usei carne dos Açores), batata portuguesa (optei por batata doce), uma boa manteiga para fritar e dar aquele sabor que só mesmo a manteiga oferece! Não há nada como um bife frito em boa manteiga! Os chefs cozinham apenas com manteiga e bom azeite e também é o que eu faço há muitos anos na minha cozinha. Nada de gorduras processadas e sem sabor. Uso o nosso azeite português e a magnífica manteiga com sal Nova Açores, que dá um paladar fantástico e o toque especial de cremosidade que os molhos necessitam para ficarem top! Tudo o resto também tem que ser bom… a batata, o ovinho, o presunto…
O meu marido, que adora carne, costuma dizer que o bitoque e os bifes são pratos injustamente desconsiderados e eu acho que ele tem alguma razão. Os italianos, por exemplo, têm o Saltimbocca a la Romana, que não é mais do que uma espécie de bitoque, mas com escalopes enrolados em folhas de salva e presunto. É ótimo, mas o nosso Bife à Portuguesa ou os nossos bitoques (ou mesmo as bifanas!) também são deliciosos! Comprem bons ingredientes e experimentem este clássico da cozinha portuguesa, dando o vosso toque pessoal. Eu usei Vinho do Porto em vez do vinho branco que a receita tradicional recomenda e também juntei tomilho e alecrim para dar mais aroma ao molho. Também optei pela batata doce em vez da branca. Ficou um prato bem português, recheado de ingredientes nacionais e de sabor! Espero que gostem.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes da vazia ou outros bons para fritar (usei bife traseiro de novilho dos Açores)
2 fatias de presunto
4 colheres de sopa de manteiga com sal Nova Açores
0,5 dl de azeite
1 dl de Vinho do Porto
Sal e pimenta qb
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 haste de alecrim e outra de tomilho
Batata doce e espargos para acompanhar

Preparação:

Deite o azeite na frigideira e frite o presunto até ficar crocante. Reserve em papel absorvente. Junte 2 colheres de manteiga à frigideira, os dentes de alho esmagados, o louro, alecrim e tomilho. Frite os bifes conforme o seu gosto. Tempere de sal e pimenta. Eu gosto apenas de os selar pouco tempo de cada lado, pois gosto da carne de vaca mal passada. Frite o tempo que considerar necessário para ficarem no ponto a seu gosto. Depois retire-os da frigideira e deixe-os descansar em folha de alumínio enquanto termina o molho.

Junte o Vinho do Porto e deixe reduzir em lume brando até o molho ficar espesso. Por fim, junte mais manteiga para ligar e dar um sabor bem amanteigado e suculento. Sirva o bife com o molho, o presunto, batata frita às rodelas e alguns verdes. No momento de servir, coloque mais uma noz de manteiga sobre cada bife e deixe-a derreter já no prato. Com um prato tão bom, só posso sugerir que façam um pãozinho caseiro para molhar no molho 😉

Quanto aos acompanhamentos, eu optei por batata doce frita e espargos e ainda juntei um ovo estrelado, apesar deste ter fugido à fotografia. Também podem acompanhar com espinafres salteados, feijão verde ou grelos. Tradicionalmente este bife acompanha com batata frita (branca) às rodelas.

Fiquem com o vídeo da receita e deliciem-se 😉
(No vídeo confecionei apenas um bife para melhor visualização, multipliquem as quantidade se servirem mais pessoas)