Arroz de pato: este clássico é um prato que adoro e, parecendo simples, tem os seus truques e é preciso que esteja bem feito para não ser seco e ficar saboroso. Sendo a base do prato sempre a mesma (o arroz e o pato), certo é que cada cozinheiro tem os seus truques e detalhes que fazem a receita ficar personalizada. Deixo-vos a minha versão mais tradicional, pois às vezes também introduzo variantes. Mas isso fica para outra receita. Para já, gostava de partilhar esta forma simples e saborosa de fazer o belo do arroz de pato.
Ingredientes:
1 pato de 2 kg com miúdos
2 cebolas grandes + 1 média para cozer com o pato
1 alho francês
1 alho francês
3 dentes de alho
0,8 dl de azeite
2 folhas de louro
3 cravinhos da Índia
2 hastes de alecrim
3 chávenas de arroz agulha
100 gr de bacon
100 gr de chouriço de carne de boa qualidade
1 dl de vinho do Porto
Preparação:
Coza o pato com os miúdos em água e sal e com uma cebola espetada com três cravinhos, um alho francês cortado em pedaços e o chouriço. Depois de cozido, retire a pele e ossos e desfie toda a carne. Reserve a água. Corte os miúdos em pedacinhos.
Coloque o azeite num tacho, aqueça e junte as cebolas picadas e os alhos esmagados e picados, bem como as folhas de louro e o alecrim. Deixe começar a refogar e junte o bacon em fatias finas e os miúdos do pato em pedaços. Deixe refogar e cozinhar tudo por uns minutos, sem queimar a cebola, apenas para a amolecer e tostar o bacon. Por fim junte o pato desfiado e o vinho do Porto. Tempere com sal e pimenta. Mexa e deixe a carne tomar sabor cerca de 10 minutos com o tacho tapado. Retifique os temperos.
Entretanto vá cozendo o arroz na água da cozedura do pato. Esta água já tem gordura e sal, no entanto deve retificar temperos. Deixe cozinhar o arroz até estar quase totalmente cozido, ou seja, deixe-o ligeiramente “rijinho” (cerca de 12 minutos de cozedura). Por fim, retire o arroz da água da cozedura, deixando-o levar algum líquido (não se preocupe em escorrer muito, este líquido vai ajudar a terminar a cozedura do arroz no forno). Misture o arroz com o pato, envolvendo tudo bem.
Disponha num tabuleiro de forno e guarneça por cima com rodelas de chouriço de carne previamente cozido. Leve ao forno a 220º até estar tostado. Sirva com uma salada verde.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!