• Facebook

 

  • Facebook
Adoro favas e gosto de aproveitar a época em que as temos frescas. Com a falta de tempo que o trabalho impõe, não tive disponibilidade para as descascar e pedi à minha mãe que o fizesse. Ela comprou umas favas frescas muito boas e descascou-as para mim 🙂 Aproveitei para fazer este prato, desta vez sem entrecosto, apenas com enchidos e com o arroz misturado, que era como a mãe do meu marido fazia. É muito bom – o arroz malandrinho e todos os sabores misturados com as favas. O prato pode ser feito com entrecosto. Eu fiz só com enchidos e tiras de entremeada porque me apeteceu variar, muito bom para o colesterol, eu sei… 😉 Mas é uma gulodice de vez em quando e sabe muito bem! Espero que gostem da sugestão e aproveitem para experimentar enquanto ainda há favas frescas!

Ingredientes para 4 a 6 pessoas

1 chouriço de carne
1 chouriço preto
1 farinheira
4 tiras de entremeada
2 chávenas de chá de arroz carolino
1 kg de favas (pesadas já sem casca)
1 molho de coentros
1 cebola grande
3 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 dl de azeite
Sal e pimenta qb

Preparação

Corte as tiras de entremeada em pequenos pedaços e tempere com sal. Coloque um generoso fio de azeite num tacho e frite as tiras de entremeada. Retire do tacho e reserve. No azeite que ficou no tacho, frite os 2 chouriços, depois de cortados em rodelas não muito grossas. Quando já estiverem a ficar bem fritos, junte a cebola e os alhos picados, bem como as folhas de louro. Junte mais um pouco de azeite. Deixe cozinhar até a cebola amolecer. Junte as favas e os pés dos coentros. Tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar com o tacho tapado até as favas estarem quase cozidas. Se estiverem a secar, junte um pouco de água. Quando já estiverem a ficar tenras, mas ainda aguentarem 10 a 12 minutos de cozedura, junte água ou caldo de carne bem quente. Deve juntar o triplo do volume do arroz, ou seja, 6 chávenas de chá cheias. Deixe o caldo ferver e, nesse momento, junte o arroz. Quando o arroz estiver cozido, o prato está pronto. Vá mexendo durante a cozedura e, se vir que está a secar, junto mais um pouco de caldo quente. Quando estiver praticamente pronto, junte as tiras de entremeada previamente fritas. Misture tudo. Termine com os coentros e está pronto a servir.

Nota: coza a farinheira à parte e junte-a no fim. Eu costumo juntar umas rodelas de farinheira já cozida nos últimos minutos de cozedura do arroz para que ela se desfaça e torne o molho cremoso e muito saboroso. Depois junto as outras rodelas inteiras no momento de servir o prato. Mesmo antes de servir, polvilhe com coentros frescos. Sirva imeadiatamente para o arroz não perder o molho.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável… se não poder ser saudável, que seja deliciosa 😉