Fiz este arroz cremoso, uma espécie de risotto, para aproveitar um pedaço de barriga de porco assada que tinha sobrado do jantar do dia anterior. A barriga de porco assada lentamente no forno ficou deliciosa, com a pele estaladiça e a carne muito tenra. A peça de carne era grande e, quando terminámos a refeição e vi que tinha sobrado um pedaço, comecei de imediato a pensar em ideias para aproveitar condignamente aquela carne tão saborosa.

Ingredientes para 2 pessoas:
300 gr de barriga de porco assada
1 chávena de chá de arroz para risotto
1 chávena de chá de feijão branco cozido
1 cebola
Meio alho francês
Um quarto de couve coração
0,5 dl de azeite
Sal qb
1 colher de chá bem cheia de açafrão em pó
Caldo de carne qb

Preparação:
Num tacho deitei o azeite, a cebola picada, o alho francês em rodelas finas e o açafrão. Refoguei ligeiramente até a cebola ficar transparente. Depois juntei o arroz e deixei fritar ligeiramente. Adicionei o vinho branco, mexendo bem e deixei cozinhar por uns minutos até o arroz absorver todo o vinho. Basicamente, procedi como se faz para risotto. A partir deste momento fui adicionando caldo de carne quente. Como não tive tempo de fazer o caldo, fervi água com dois cubos de caldo de carne (tipo knorr). Fui adicionando este caldo aos poucos e mexendo sempre com o lume médio. Retifiquei de sal e juntei a couve coração cortada em juliana. Continuei a juntar caldo e, quando o arroz estava quase cozido e o caldo gasto, juntei a barriga de porco cortada em pedaços e o feijão branco já cozido (usei de frasco). Terminei o arroz e servi decorado com cebolinho. Não adicionei manteiga nem queijo como se faz normalmente no risotto, por isso lhe chamo um arroz cremoso. Ficou uma maravilha, muito aromático e cheio de legumes e coisas boas.

NOTA: Eu fiz o prato para aproveitar a sobra de carne que tinha, mas podem fazer com qualquer outra carne. A mistura da carne, principalmente se for de porco, com a couve e o feijão é muito boa.


Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!