Aqui está um prato que conjuga dois dos meus ingredientes preferidos: arroz e bacalhau! Arroz, risotto, arroz mais cremoso, arroz mais malandrinho, arroz de forno, risotto disto e daquilo… gosto de arroz de todas as maneiras e do bacalhau posso dizer o mesmo! Desde que seja bem confecionado, o nosso fiel bacalhau ganha a minha amizade de qualquer maneira 😉 É muito raro não ter bacalhau em casa e quando não planeie como o vou preparar, invento no momento e nunca sai mal. Porque o bacalhau é como o arroz: é versátil e fica bem com tudo. Até ficam bem um com o outro 😉
Ingredientes para 4 pessoas:
2 postas de bacalhau grandes do lombo
2 chávenas de chá de arroz arbóreo
1,5 dl de azeite
1 cebola média
0,5 dl de vinho branco
150 g de tomates cereja
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
Sal e pimenta qb
Preparação:
Tenha duas postas grandes de bacalhau, apare todas as partes mais finas (as partes da barriga, reserve mesmo só as partes muito altas do lombo) e coza estas partes mais finas com um dente de alho esmagado em água durante 10 minutos. Retire o bacalhau, desfaça-o em lascas e reserve. Reserve também o caldo. Num tacho ponha um generoso fio de azeite e a cebola picada. Deixe refogar 2 minutos. Junte o arroz e deixe fritar 1 a 2 minutos mexendo sempe. Junte o vinho e mexa, com o lume médio, até o vinho evaporar totalmente. Quando todo o líquido evaporar, vá juntando caldo da cozedura do bacalhau e mexendo sempre até o arroz estar num ponto que lhe agrade. Eu gosto “al dente”. Nunca deixe o arroz perder a cremosidade, vá cozendo com pouco caldo, mas sem deixar pegar. Um truque para o risotto ficar malandrinho e cremoso é reservar um pouco de caldo para juntar mesmo no momento de servir.
Numa frigideira deite o restante azeite. Frite os tomates cereja (é normal que a pele se solte). Junte os tomates cereja ao arroz, bem como as lascas de bacalhau e, enquanto este termina a cozedura, prepare os lombos de bacalhau corados na frigideira onde fritou os tomatinhos. Corte cada posta ao meio de forma a obter 4 lombos de bacalhau. Core-os primeiro com a pele para baixo e depois vire-os para acabarem de cozinhar. O tempo depende da altura dos lombos, mas não demorará mais do que uns 10 a 12 minutos no total. Assim que o bacalhau começar a lascar, está ponto.
Termine o arroz com duas colheres de sopa de manteiga para parar a cozedura e para ficar cremoso e amenteigado. Envolva até a manteiga derreter. Sirva os lombos com o azeite da fritura, com o risotto e uma salada verde.