Pêras e queijo. Para mim é uma combinação perfeita. Gosto de fruta caramelizada e adoro queijo, por isso pensei nesta conjugação e juntei-lhe a massa kadaif para ter um elemento crocante e ficar com uma sobremesa perfeita e linda. Acho que é uma sobremesa capaz de surpeender e faz muito mais vista do que a dificuldade que encerra, pois é simples de confecionar.
Encontram a massa kadaif no El Corte Inglês (zona do frio, ao pé das pastas frescas). É uma massa de sabor neutro, que tanto pode se utilizada em doces como em salgados. Esta sobremesa é uma possibilidade de utilização para esta massa, mas podem fazer variantes com as frutas e queijos que preferirem.
Ingredientes para 4 pessoas:
4 pêras rocha
Massa kadaif suficiente para 4 taças
120 gr de queijo gorgonzola
2 colheres de sopa de manteiga
2 a 3 colheres de sopa de açúcar mascavado
5 a 6 colheres de sopa de vinho do Porto branco
Preparação:
Tenha 4 taças de pirex ou loiça. Coloque uma quantidade de massa kadaif em cada taça (recipientes que possam ir ao forno). Ajeite bem para que a massa fique com o formato da taça. Leve ao forno pré aquecido a 170º e deixe cozer até que a massa esteja estaladiça e ligeiramente tostada.Quando estiver pronta, retire-a do forno, deixe arrefecer e retire-a das taças com muito cuidado. Coloque cada taça no prato onde vai servir a sobremesa.
Descasque as pêras e corte-as em quartos. Deite a manteiga na frigideira, junte os pedaços de pêra, o açúcar e o vinho do Porto. Deixe cozinhar em lume brando até as pêras ficarem caramelizadas e macias. Se necessário junte um pouco mais de açúcar e um pouco mais de vinho para criar um molho reduzido. O vinho vai evaporando e o molho vai engrossando e formando um caramelo delicioso.
Quando estiverem prontas, coloque 4 quartos de pêra em cada taça da massa kadaif, junte pedaços de queijo desfeitos com os dedos e termine com um pouco do molho da caramelização das pêras.
Bom apetite!