Refeições práticas, nutritivas e saborosas para o dia-a-dia. É este o desafio de qualquer família, principalmente quando há crianças. Não é o meu caso, cá em casa não há crianças, mas existem dois adultos esfomeados e necessitados de comida saudável e equilibrada. Esta refeição que hoje vos proponho também tem a vantagem de ser bastante económica. Com um peito de frango e uma lata de feijão, consegui 6 hambúrgueres de bom tamanho. Como somos só dois, comemos alguns no próprio dia e congelei outros, mas seria o suficiente para 4 a 6 pessoas. Para acompanhar fiz abóbora espiralizada, uma espécie de esparguete de abóbora salteado com alho e azeite, uma delícia super rápida de preparar.

 
Ingredientes:
1 peito de frango
1 lata pequena (cerca de 250 gr peso escorrido) de feijão preto
1 raminho de alecrim fresco
1 raminho de tomilho fresco
1 cebola média
2 a 3 colheres de sopa de pão ralado
1 dentes de alho
1 pedaço de gengibre ralado (cerca de 5 cm)
1 colher de chá de pimentão doce
Azeite qb
Sal e pimenta qb
 
Preparação:
Pique a carne de frango crua e coloque-a numa tigela. Pique a cebola e as ervas aromáticas e junte ao frango. Junte sal, pimenta, o pimentão doce, o alho picado, o gengibre ralado e misture tudo. Junte os feijões, depois de escorridos. Por fim, vá juntando o pão ralado até obter uma consistência que seja moldável, mas não demasiado seca. Molde os hambúrgueres com a ajuda de um aro redondo. Congele-os. Se os consumir no próprio dia, ainda assim beneficiam em ter uma hora de congelador para ficarem mais firmes no momento de fritar ou grelhar.
Eu fritei-os com um fio de azeite minímo, numa frigideira anti-aderente. Acompanhei de esparguete de abóbora e tomates cereja.
 
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!