Por alturas do Natal é bastante frequente fazermos doces que consomem muito gemas. As claras que sobram podem ser congeladas ou transformadas em farófias, suflés ou outras iguarias. Outra boa opção são os bolos sem gemas. Com a utilização das claras ficam muito fofos e macios, com uma consistência fantástica. Este bolo de chocolate fica com uma textura espetacular porque é leve, mas não tem demasiado ar. É quase leve e denso ao mesmo tempo. Isto deve-se ao facto das claras serem batidas com o açúcar até ficarem em picos mesmo muito firmes. Fica um bolo sublime, experimentem para a vossa mesa de Natal!
Ingredientes:
6 claras
200 gr de açúcar + 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
100 gr de chocolate em pó
100 gr de farinha com fermento
Cobertura: meia tablette de chocolate com 65% de cacau, 2 colheres de sopa de manteiga sem sal e 2 colheres de sopa de leite

Preparação:
Bata as claras em castelo. Conforme forem ficando espumosas, vá juntando o açúcar aos poucos, tal como se estivesse a fazer merengue. As claras vão formar picos e ficar cada vez mais firmes. Continue a bater na máxima velocidade e a juntar o açúcar. Vai sentir a densidade das claras a aumentar, devem ficar muito presas e rijas. Mantenha a batedeira a bater, mas reduza um pouco a velocidade e junte o chocolate e, por fim, a farinha aos poucos. Depois de juntar a farinha bata apenas  1 minuto para envolver delicadamente.
Coloque o preparado numa forma redonda sem buraco, untada e forrada com papel vegetal e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.
Para a cobertura, ponha o chocolate, o leite e a manteiga a derreter em banho maria, misture muito bem e deite por cima do bolo quando este estiver frio. Decore com bombons.

Bom apetite! Boas Festas!