E quem é o Tiger? Pois, o Tiger é este gato lindíssimo que, pelos vistos, tem fantásticos dotes de cozinheiro. No livro “As receitas do Chefe Tiger”, ele diz que são receitas “tão simples, que até um gato consegue fazer”. E nós acreditamos 🙂

O livro foi oferta do meu marido e é absolutamente “um must” para quem gosta de boa comida tradicional portuguesa e lindas fotos. Os autores, donos do felino Tiger, demonstram um excelente gosto gastronómico, imaginação, sensibilidade e ainda conseguem ser fiéis a alguns dos mais deliciosos pratos portugueses oferecendo-lhes inovação, o que eleva as receitas a um outro patamar.
As receitas são regularmente publicadas no portal do jornal Expresso (vejam AQUI) e agora foram editadas em livro. O Chefe Tiger também tem uma página de Facebook onde podemos encontrar todas as receitas e fotos giríssimas. Para já, eu experimentei este bacalhau e ficou aprovado cá em casa. É mesmo muito bom, todos os ingredientes combinam bem e, na minha opinião, a frescura dos coentros dá o toque que torna o prato especial.
Não sei é se o Juca, o nosso cão, gostaria de travar amizade com o Tiger… Mas como não vamos experimentar a proeza, fico-me pela partilha das deliciosas receitas do bichano… Espero que gostem. Miau!!

Ingredientes para 4 pessoas:

2 lombos ou postas de bacalhau demolhado
200 gr de gambas cozidas
500 gr de batatas
Meia broa de milho
2 cebolas
4 dentes de alho
2 ovos
2 folhas de louro
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa bem cheias de coentros frescos picados
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta qb

Preparação:
Coza o bacalhau em lume brando por 10 minutos. Tire a pele e as espinhas e desfaça-o em lascas.
Refogue em azeite, em lume médio, as cebolas cortadas em gomos finos, os alhos laminados e o louro. Retire do lume e envolva o bacalhau na cebolada.
Retire a côdea à broa e esfarele o miolo. Coza as batatas e passe-as pelo pass-vite ou desfaça-as com um esmagador.
Adicione 1 colher de sopa de manteiga ao puré e bata vigorosamente até a manteiga estar envolvida nas batatas. Faça isto com as batatas quentes para a manteiga derreter. Coloque o puré num tabuleiro que possa ir ao forno e alise de forma a fazer uma camada de puré.
Por cima junte as gambas depois de cozidas e descascadas e os ovos cozidos e fatiados. Finalmente misture o bacalhau com a broa e os coentros picados e disponha por cima, será a última camada no tabuleiro.
Leve ao forno a 200ºC por 15 minutos ou até o bacalhau estar gratinado a seu gosto. Sirva com salada.


Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!