Esta foi uma refeição que fiz para aproveitar restinhos de coisas que havia em casa: restos de pão do fim de semana, o resto de uns camarões congelados e o resto de um pacote de lascas de bacalhau congelado. Juntei tudo e fiz uma açorda que estava mesmo boa. Ando muito gulosa por açordas e migas. Sempre gostei, desde bebé, segundo contam os familiares, mas ando numa fase mesmo a puxar a estas comidas… gulosa, protanto!
Ingredientes para 2 pessoas:
500 gr de pão duro
1 dl de azeite
3 dentes de alho
3 tomates de cacho maduros
300 gre de camarão
100 gr de bacalhau (usei bacalhau pronto a cozinhar da Riberalves – pedaços para caldeirada)
1 raminho de hortelã
Sal qb 
 
Preparação:
Comece por cozer o camarão e o bacalhau em água e sal. Reserver a água e descasque os camarões. Esmague as cabeças para lhes retirar o suco e junte-o à agua. Coe tudo e reserve.
Num tacho deite o azeite e os alhos laminados. Quando estes começarem a frigir, junte o tomate desfeito em pedaços bem pequenos. Mexa um pouco e deixe cozinhar cerca de 4 minutos. Corte o pão em pequenos pedaços, junte ao tomate. Vá misturando e desfazendo o pão, enquanto deita água quente em cima do pão. Vá deitando a água aos poucos e desfazendo o pão com a ajuda de uma colher de pau ou de uma esmagadora. Deite água até obter a consistência desejada. Retifique de sal. Junte o miolo de camarão e as lascas de bacalhau. No fim junte hortelã a gosto picada finamente. Sirva bem quente.

Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!