A família do meu marido é da zona de Viseu. Uma recordação de infância que ele tem, das férias de verão passadas na “terra”, são as avelãs. Ele ia com as primas às avelãzeiras e às pinhas, apanhavam os frutos e depois seguia-se todo o ritual de partir e comer… avelã a avelã, pinhão a pinhão, pela volta do caminho, seguindo o ribeiro. Ele adora avelãs desde pequeno. Eu também gosto muito, é um fruto seco com um sabor muito distinto. Fiz esta tarte a pensar nele e tinha que ser uma receita assim, simples, mas cheia de significado, para fechar este ano em grande. Porque é grande a pessoa a quem dedico a receita.
A todos vocês, que me leem, desejo-vos uma entrada feliz no novo ano, que 2017 traga alegrias a todos nós. Alegrias familiares, de amizade, de saúde, profissionais e de sucesso e realização pessoal. Obrigada a todos por estarem por aí e… até para o ano 😉

Ingredientes:
200 gr de açúcar
1 dl de água
200 gr de avelã moída com a pele (costumo encontrar no LIDL ou Aldi)
60 gr de manteiga sem sal
5 ovos inteiros

Preparação:
Junte o açúcar e a água num tacho e leve ao lume até ficar em ponto de pérola. Retire do lume, junte a  avelã moída, a manteiga e misture. Deixe arrefecer até estar morno e junte os ovos batidos. Misture tudo bem e deite o preparado numa forma de tarte untada. Leve ao forno pré-aquecido a 200º durante 30 minutos.
Deixe arrefecer quase totalmente antes de desenformar. Decore com açúcar em pó antes de servir. Uns frutos vermelhos, como groselhas, também ligam bem aqui.

Bom apetite e Feliz Ano Novo!