Costumo acompanhar o programa Chef’s Academy da RTP. Gosto de ver a prestação dos alunos e dos professores e de aprender as dicas e técnicas que ensinam. Gosto, em particular, das aulas do professor Kiko porque ele explica tudo realmente muito bem. Há cerca de duas semanas ensinou a desmanchar frango e a desossar as pernas. Boa ideia, pensei! E, se assim pensei, melhor o fiz 🙂

Pernas de frango recheadas com morcela

– 4 pernas de frango desossadas (Tenha as pernas inteiras, ou seja, perna e coxa. Vá deslizando uma faca pequena e bem afiada ao longo do osso e em seu redor. Cuidadosamente gire a faca sempre em redor do primeiro osso de forma a separá-lo da carne. Dobre na cartilagem/articulação para ajudar a perceber até onde vai este primeiro osso. Depois de retirar este, repita o processo para o segundo osso). Da próxima vez que fizer este procedimento, prometo acompanhar o post de fotos explicativas. Se tiverem dúvidas, podem ver o vídeo do programa Chef’s Academy AQUI.
– 1 morcela
– 1 chávena de arroz bem cozido
– 2 rodelas de ananás
– 2 batatas doces
– 1 molho de grelos
– azeite, alho, sal qb, flor de sal com tomilho
Depois de desossar as pernas, reservei-as barradas com um fio de azeite e temperadas de flor de sal com tomilho. Cozi o arroz e a morcela e misturei metade do enchido com o arroz cozido. Este preparado serviu para rechear as pernas do frango que fechei com 4 palitos em cada uma. A outra metade da morcela foi cortada em rodelas e tostada numa frigideira juntamente com o ananás em pedacinhos, de forma a ficar tudo tostado e caramelizado.
Enquanto assei as pernas já recheadas no forno (30 minutos a 200ºC), também assei as batatas doces que depois servi em esmagada. Depois de assadas até ficarem macias, foram apenas esmagadas com um garfo e dispostas no prato. Também as podem fazer cozidas, mas eu acho que assadas ficam mais saborosas. Os grelos foram cozidos em água e sal e depois salteados em azeite e alho.
Empratei da seguinte forma: coloquei a esmagada de batata em forma redonda no prato, dispus a perna de frango cortada ao meio e um pouco do molho criado da assadura do frango. Por cima da esmagada de batata doce coloquei as rodelas de morcela que tinha reservado, bem como o ananás que caramelizei na frigideira. Os grelos completaram o prato.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!