Num tacho, coloque um generoso fio de azeite e cebolas cortadas em meias luas. Por cima da cama de cebola, disponha o lombo temperado com sal, pimenta, colorau, alhos esmagados (dou golpes na carne e coloco-os lá dentro) e folhas de louro. Junte uma cebolinha inteira com 3 cravinhos espetados. Junte bastantes cenouras em fatias grossas. Regue com vinho branco e deixe estufar até a carne estar cozinhada.
Vá verificando que o molho não seca e vá virando o lombo várias vezes durante a cozedura. Se necessário acrescente um pouco mais de vinho ou água quente. Quando a carne estiver cozinhada, retire e fatie. Reserve algumas cenouras inteiras para acompanhar, retire o louro e os cravinhos e triture o resto do molho com a varinha mágica. Junte uma pitada de noz moscada ralada na altura e leve de novo ao lume por um minuto só para tomar o sabor da noz moscada. Vai obter um molho grosso e suculento.
Esta dica da noz moscada foi-me dada por uma amiga, pois era a forma como a mãe fazia a carne estufada, tão do seu agrado. A minha carne não tem pretensões de ficar como a da mãe da Ana, mas foi bom registar a dica, pois ela sabe que eu gosto de colecionar sabores diferentes e as conversas de fim de noite no verão vão muitas vezes parar a um destes temas: ou comidas ou bebidas 😉
Por isso, Ana, fico a aguardar mais dicas saborosas nas conversas das próximas férias!
Voltando à carne, sirva-a em fatias com o molho quente, as cenouras e mais legumes. Eu optei por brócolos cozidos e batatas fritas porque havia alguém muito guloso a pedir muito as batatinhas.
Bom apetite! Comam bem e de forma saudável!