arroz vegetal e peru
  • Facebook

 

arroz vegetal
  • Facebook

 

carne de peru
  • Facebook

A tendência da alimentação saudável parece ter vindo  para ficar e ainda bem! Sempre fui adepta de comida saudável e saborosa. Há muito que o “saudável” deixou de significar cozidos e grelhados, pratos que, aliás, raramente faço cá em casa. Adoro um bom peixe fresco ou carne na brasa, tirando isso, pouca comida “dietética” confeciono. Prefiro refeições saudáveis, mas cheias de sabor. Aposto em grande variedade de alimentos (é na variedade que está a riqueza da alimentação) e em confecionar os ingredientes mais simples de formas diferentes.

Acredito que só com a introdução de hábitos saudáveis, da variedade de alimentos e da perceção de cada um, dia após dia, de que a alimentação saudável é saborosa, se possam mudar estilos de vida a médio e longo prazo. Para nos mantermos saudáveis ou perder peso, não é uma dieta de “alimentos da farmácia” ou um regime alimentar de “passar fome” que ensina ninguém a comer bem. Comer bem é uma tarefa de aprendizagem diária, seja para quem cozinha, seja para quem come (sim, porque o palato educa-se). Devemos puxar pela imaginação, reinventar, experimentar alimentos e modos de os confecionar, apostando nos frescos e evitando alimentos processados. Nem todas as pessoas têm acesso a uma grande variedade de alimentos, é certo. Mas mesmo os ingredientes mais simples podem fazer refeições deliciosas, diferentes e equilibradas. Esta receita é exemplo disso. São três ingredientes base: peru, bróculos e couve flor, que juntei num prato saudável e cheio de sabor, graças ao tempero. A carne de peru é magra e tem muita proteína, costumo usá-la bastante e tento reinventar as confeções e temperos para que não saiba sempre ao mesmo. Quanto ao “arroz vegetal”, que agora está muito na moda, é um acompanhamento super saboroso, fica bem melhor (e é muito mais rápido de fazer!!) do que a mesma couve flor e bróculos cozidos. Eu juntei os dois, mas podem fazer apenas com um dos legumes.

Espero que gostem da sugestão. Este tempero também fica uma maravilha na carne de porco, é muito prático de preparar e deixa a carne muito caramelizada e saborosa. Experimentem e deixem os vossos comentários. Bom fim-de-semana para todos!

Ingredientes para 4 pessoas:

400 gr de bróculos frescos
400 gr de couve flor fresca
2 dentes de alho
1 perna de perú com cerca de 1,5 kg
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de mostarda
Sumo de uma laranja
Sal e pimenta qb

Preparação:

Comece por temperar a perna de perú com sal. Num frasco junte o mel, a mostarda, o sumo de uma laranja não muito grande e 2 colheres de sopa de azeite. Agite energicamente e regue a carne com metade do molho. Guarde o restante para ir regando enquanto a perna de peru assa. Coloque a assar no forno a 220ºC. A peça de carne que usei assou em cerca de 80 minutos (tinha 1,5 kg – dei uns golpes, pois era grandinha e assim o calor entra com mais facilidade). A meio do tempo ou quando estiver tostada, vire a perna de peru e regue com mais molho. Deixe continuar a assar. Se estiver a ficar demasiado tostada, tape com folha de alumínio (o mel faz com que a pele fica bastante caramelizada, pelo que deve ter atenção para não queimar).

Para o acompanhamento, coloque os 2 alhos, a couve flor e os bróculos em pedaços numa picadora ou processador de alimentos e pique até obter uma espécie de “arroz”. Numa frigideira anti-aderente deite um fio de azeite, deixe aquecer e salteie o “arroz” de legumes. Vá agitando a frigideira ou mexendo com uma colher durante 4 a 5 minutos e está pronto! É um acompanhamento fantástico, fica soltinho, muito mais saboroso e demora menos tempo do que se comer os mesmos legumes cozidos. Vejam no vídeo como é prático de preparar.

Bom apetite!

Deixem os vossos comentários ou coloquem as vossas questões. E voltem sempre a esta cozinha!