massa com molho de queijo
  • Facebook

As Dicas da Paparoca desta semana são sobre ovos escalfados! Se gostarem tanto de ovos como eu, já estão a bater palmas com o tema! E se têm dificuldades em fazer um ovo escalfado perfeito, vão deixar de ter, pois este artigo e o vídeo vão ajudar-vos a ficar profissionais neste assunto dos ovos escalfados. Muitas vezes referimo-nos a ovos escalfados quando falamos, por exemplo, de ovos com ervilhas ou com feijão. Na verdade, isso são ovos cozinhados no molho dos outros alimentos. Um ovinho escalfado só em água é diferente, pode depois ser utilizado em qualquer prato ou comido simplesmente acompanhado com um pouco de pão ou ainda em receitas de pequeno almoço deliciosas, como estes Ovos Benedict. Fiquem com todas as dicas e truques para escalfar os ovos e coloquem as vossas questões se tiverem dúvidas. Resta-me dizer que, em qualquer um dos métodos, os ovos devem ser muito frescos por questões de segurança alimentar e para que fiquem com a gema intacta e não rebentem.

MÉTODO 1

Para quem não se entender a colocar o ovo diretamente na água (método 2 – ver em baixo), aqui fica o “método da película aderente”. Também podem usar um saco de congelação, não derrete na água e a película também não. Coloquem um pedaço de película aderente numa chávena e pincelem com azeite ou óleo para o ovo não aderir e sair melhor depois de cozido. Se usarem um saco de congelação, untem o saco com um pouco de óleo, da mesma forma. Coloquem o ovo na película ou dentro do saco e fechem de forma a que a água não entre lá dentro. Coloquem água num tacho e, assim que começar a soltar as primeiroas bolhas (fervura ligeira), coloquem o ovo lá dentro. Deixem cozer 4 a 5 minutos para obter uma gema mais líquida ou cerca de 8 minutos para uma gema mais bem cozida. Neste método a água não leva nada, nem sal. Adicionem o tempero depois do ovo estar escalfado. Assim que estiver cozido, retirem cuidadosamente do plástico. Para algumas pessoas este método parece mais fácil, mas eu prefiro o seguinte.

MÉTODO 2 “MÉTODO DO REMOINHO”

Coloquem água num tacho com 2 colheres de sopa de vinagre. Não coloquem sal, pois isso iria alterar o PH da água e anular o efeito do vinagre. O vinagre vai ajudar a juntar o ovo no meio, de forma a que a clara não se espalhe e fique direitinho. Não tenham receio, pois o vinagre não vai passar sabor ao ovo. Acreditem que não! Eu nem gosto muito de vinagre, por isso nunca faria ovos a saber a vinagre. Não se esqueçam de não adicionar sal à água, o tempero é adicionado no fim do ovo estar cozinhado.

Assim que a água atingir uma fervura ligeira (quando começar a deitar as primeiras bolhas), mexa com uma colher, de forma a formar um remoinho. De imediato coloque o ovo lá dentro, muito cuidadosamente e com a ajuda de uma chávena. Como podem ver no vídeo, o ovo vai ficar no meio e a clara vai rodopiar devido ao efeito do reminho e vai ficar tudo junto, bem direitinho. Deixem cozinhar 3 minutos para obter uma gema líquida, cerca de 5 minutos para um ponto médio e 7 a 8 minutos para um ovo bem passado.

A vantagem deste método é que, se sair bem, o ovo fica ainda mais direito e com um ar mais natural do que quando é envolvido em película. Pelo menos para mim é mais fácil fazer desta forma e a cozedura é um pouco mais rápida assim. A desvantagem é que temos que escalfar um ovo de cada vez, pois só conseguimos criar um remoinho de cada vez no tacho. Com o outro método podemos ter vários saquinhos com ovos a escalfar ao mesmo tempo. Se não sair bem à primeira, não desanimem, é uma questão de prática.

Vejam aqui o vídeo com todos os passos: